ANSIEDADES E PRIORIDADES - PARTE 1

ANSIEDADES E PRIORIDADES - PARTE 1
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 28.12.08

Texto básico: Mateus 6:25-34

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
Graças a Deus chegamos no final de mais um ano, esse é um momento especial para avaliarmos como foi esse ano que está terminando e começarmos a planejar tudo que desejamos e necessitamos fazer no ano vindouro. É momento de se fazer contas e avaliar vitórias e derrotas, analisar os limites e regozijar-se com as bênçãos recebidas. Nessa hora podemos ficar ansiosos e tristes, pois talvez não tenhamos conseguido realizar alguns sonhos, ou talvez estejamos vivendo uma realidade não muito agradável em nossos lares. Muitos talvez tenham tido um ano difícil lutando contra o desemprego e o alto custo de vida ou as enfermidades que acabam com as economias. Para todas essas questões e tudo que possa nos causar ansiedade e inquietação, Deus tem na Bíblia respostas para nós.

Não podemos viver ansiosos, pois quem não vence a ANSIEDADE não é feliz.

EXPLICAÇÃO
O discípulo Mateus, filho de Alfeu, também chamado de Levi, foi o autor desse Evangelho. “Como todos os Evangelhos, o propósito de Mateus é o de transmitir os ensinos (...) de Jesus e de sua pessoa, cuja vinda marca o cumprimento das promessas de Deus e a presença de Seu reino.” (BG). O nome Mateus é uma forma abreviada de Matatias. Antes de tornar-se discípulo de Cristo ele era publicado, isto é, cobrador de impostos, e por isso era odiado pelos fariseus.
“A tradição diz que, depois de pregar aos seus conterrâneos, ele foi para outras nações, e que a Etiópia foi o centro dos seus trabalhos. A maior parte dos primitivos escritores afirmam que ele teve a morte de um mártir.” (PEB). Esse Mateus foi o instrumento usado por Deus para que essas palavras de Jesus chegassem até nós.
O Evangelho de Mateus foi escrito num contexto de opressão do império romano antes da destruição de Jerusalém que aconteceu no ano 70 d.C. Ele viveu em um ambiente de perseguição, opressão, tortura e morte.

Será que havia algum motivo para a ansiedade quando esse Evangelho foi escrito? Certamente SIM!!!

ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
No texto lido encontramos 2 lições que nos ensinam como lidar com as ansiedades da vida e como vencê-las através das prioridades de Deus:
A primeira lição é que NÃO DEVEMOS NOS ENTREGAR ÀS ANSIEDADES DA VIDA; e
a segunda lição é que PRECISAMOS ESTABELECER PRIORIDADES EM NOSSA VIDA.
Deus sabe que somos imperfeitos e frágeis, foi Ele quem nos fez e dEle somos (“Pois Ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó” Sl 103:14); por isso precisamos seguir Suas instruções para que possamos saber como vencer as ANSIEDADES estabelecendo em nossa caminhada as PRIORIDADES corretas, as PRIORIDADES de Deus.

1 – NÃO DEVEMOS NOS ENTREGAR ÀS ANSIEDADES DA VIDA – vs 25-32
A ordem do Senhor no vs. 25 é clara: “não andeis ansiosos pela vossa quanto vida ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir”, e Ele sabe perfeitamente das nossas necessidades, medos e frustrações. No texto lido Ele trata diretamente 4 áreas bem práticas na vida de cada um de nós: alimentação (25,26,31,32); vestuário (25,28-32); aquilo que Ele chama de “curso da vida” (27), e “o dia de amanhã” (34). Expressões que abrem perspectivas e possibilidades para toda e qualquer situação que possamos vivenciar (citar o exemplo do pastor que foi assassinado recentemente em Fortaleza).

A pergunta oportuna é: POR QUE NÃO DEVEMOS NOS ENTREGAR ÀS ANSIEDADES DA VIDA? Observemos o mundo em que vivemos... Vivemos em um mundo:
- que passa por uma crise financeira sem precedentes, em que apesar de vivermos aqui no Brasil numa suposta segurança, a qualquer momento os preços podem subir e disparar como já ocorreu no passado.
- Em que o consumo de álcool, as drogas, a criminalidade e a prostituição crescem a cada dia. Em alguns estados a impressão que se tem é que não há mais controle e nem meios de se deter o avanço da criminalidade.
- Em que os índices de violência estão cada vez maiores, nunca se viu tantos estupros, pedofilia, pais matando filhos e filhos matando pais, e outras coisas estarrecedoras que facilmente nos deprimem diante dos noticiários.
- Onde a natureza geme e as forças naturais parecem estar em convulsão devido ao aumento do efeito estufa, causado pela ganância dos poderosos e pelo aumento descontrolado das populações mundiais. É grande o número de catástrofes naturais, e fala-se que daqui a algumas décadas a água valerá mais que o petróleo.
- E o que se dizer do sistema público de saúde? E quanto ao sistema de educação, escolas, etc.?

Pensando bem, humanamente falando teríamos muitas razões para nos alarmar e ficar ansiosos. Porém não somos um povo que vive sem esperança nesse mundo, nós temos Cristo e Ele é a nossa esperança, Ele é a nossa segurança, sem Ele nada somos, Ele é quem nos dá segurança para enfrentarmos toda e qualquer situação que nos advenha.

E é Ele quem nos diz POR QUE NÃO DEVEMOS NOS ENTREGAR ÀS ANSIEDADES. Verificaremos aqui 4 VERDADES que nos explicam COMO AS ANSIEDADES SURGEM e COMO VENCÊ-LAS.

1.1 Não podemos trocar os valores das coisas.
A vida vale mais que o alimento e o corpo mais que as vestes (vs 25b). Você pode não comer tudo que desejar, mas você tem algo mais precioso: a vida. Você pode não possuir todas as roupas que desejou, mas você tem um corpo. Tanto a nossa vida como o nosso corpo na verdade não são nossos, pertencem a Deus. Não devem jamais ocupar o lugar de Deus, pois isso seria idolatria. Mas acontece com freqüência em nossos dias, é o culto do corpo e o culto de si mesmo. Essa filosofia de vida que é antropocêntrica e diz : “Faça tudo que você sentir vontade, acredite no seu coração”. Mas a Bíblia diz para fazermos somente a vontade de Deus e não acreditarmos em nosso coração pois ele é enganoso.

Muitas vezes a causa da ansiedade não é necessariamente a falta, mas valores trocados. Há pessoas que ficam ansiosas não porque não tenham o que comer ou o que vestir, mas é porque nunca estão felizes com o que tem. Para elas não basta ter o alimento e a roupa, querem sempre o melhor alimento e a roupa mais cara. Isso é um dos efeitos do antropocentrismo pois essas pessoas estão sempre desejando satisfazer mais e mais o seu ego. E muitos nessa busca desenfreada, nesse consumismo, se metem em dívidas sem fim que vão gerar depois mais ansiedade e preocupações.
Valorizar mais a vida que o alimento e o corpo mais que as vestes significa: ser feliz como somos e com o que temos, e encontrarmos paz e satisfação com o que Deus nos dá.

1.2 Precisamos ter fé que Deus está cuidando de nós.
O mesmo Deus que sustenta as aves do céu e veste a erva do campo está cuidando de nós, e nós valemos muito mais que aves e flores (26b,30) pois além de sermos a imagem e semelhança de Deus somos Seus filhos e filhas. As aves “não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros” (26a) mas Deus as sustenta. Quanto aos lírios, eles “não trabalham, nem fiam” e no entanto Jesus disse que “nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (28b,29b). Nós não somos como aves e nem vegetais, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus e por isso precisamos trabalhar para obtermos o pão de cada dia, pois essa é uma ordem de Deus desde o princípio (Gn 3:19), e o próprio Senhor trabalha (Gn 2:1-3; Jo 5:17). É Ele que nos dá saúde e forças para trabalhar, é Ele quem abre as portas de emprego, quem nos capacita e nos abençoa materialmente. Nesse texto o Senhor está fazendo uma comparação entre nós e a criação de Deus, mas nós não somos simplesmente "criação" de Deus, somos seus FILHOS e FILHAS (26b). Cremos que Deus cuida de nós, mesmo que estejamos passando por um sofrimento ou dificuldade, Deus sabe de todas as nossas necessidades e sempre nos sustenta (32b).

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” Sl 23:4.

Pode até acontecer nos inquietar em algum momento de fraqueza, isso faz parte de nossa natureza humana, mas o que não pode acontecer é vivermos assim ansiosos e infelizes. Jesus alertou que os gentios é que se inquietam com a sua insegurança quanto ao dia de amanhã (31,32a).

Precisamos ter fé em Deus, Jesus repreendeu aqueles e disse que eles eram homens de pequena fé. Talvez a nossa fé seja muito menor do que imaginamos, precisamos nos auto-avaliar. Mas nós vivemos pela fé em Deus, cremos que Ele sabe de tudo que necessitamos, e o texto nos assegura que Ele provê tudo de que necessitamos.

1.3 Deus é quem controla o curso da vida (vs. 27).
Uma outra maneira de se entender este versículo seria: “Qual de vós por ansioso que esteja pode acrescentar um momento de tempo ao curso de sua vida?” (BG), e a resposta é: NINGUÉM. Deus é soberano, Ele é o Senhor do tempo, e ninguém pode adiantar o tempo, ou voltar atrás no tempo. Esta expressão “curso da vida” faz-nos pensar sobre a vida e a morte. A nossa vida segue um curso: começo, meio e fim; e somente Deus é quem controla o curso da vida, só Ele sabe a hora da nossa partida. Não importa qual o grau de conhecimento ou quanta riqueza alguém possa ter, seguindo o curso da vida um dia todos morrerão e irão prestar contas a Deus.

O grande problema do homem carnal é que ele não conhece Jesus Cristo, não tem a vida e terna, e quem ainda não tem a salvação, quem ainda não recebeu a promessa da vida eterna, ou pior ainda, quem já experimentou a alegria de servir a Cristo e depois se afastou dEle, estes sim tem motivos de sobra para se sentirem INSEGUROS e viverem ansiosos quanto ao curso de suas vidas, pois ao final se não se arrependerem de seus pecados serão condenados ao inferno e passarão a sua eternidade separados para sempre de Deus.

Quanto a nós que O servimos, uma vez que não temos controle sobre o CURSO DA VIDA, precisamos nos render a Ele que tem tudo em Suas mãos, só Ele pode salvar e Ele julga retamente. Nós que já recebemos a Cristo, que já recebemos as promessas da vida eterna, nós devemos viver em alegria, certos de que quando formos chamados iremos para o lugar mais maravilhoso de todo o universo, o lugar onde Cristo habita fisicamente, o CÉU, as moradas celestiais. Paulo diz em Fp 1:23 que o seu desejo era partir e estar com Cristo, o que era infinitamente melhor do que estar aqui na Terra.

Mas não é somente o que futuro que traz ansiedade e inquietação, o passado também! Em se tratando do “curso da vida”, se eu não posso acrescentar também não posso retirar, ou seja, não tenho como voltar atrás no tempo e mudar a minha história no passado. Quantas vezes já dissemos

“Ah se eu pudesse voltar no tempo, ah se eu tivesse tomado outra decisão, se eu tivesse feito outra escolha, se tal fato não tivesse acontecido comigo, se eu fosse parecido com fulano, se eu fosse igual ao beltrano”, e tudo isso é extremamente inquietante para nós.

Se existe algo que nós não podemos é retroceder no tempo e desfazer o que fizemos. Mas com Cristo nós podemos sim mudar a minha história, mas no presente, hoje, pois não sabemos como será o nosso amanhã. Por isso que a Bíblia diz em Hb 3:7,8 “...hoje se ouvirdes a Sua voz não endureçais os vossos corações...”. Em Cristo nós recebemos o perdão de Deus, somos perdoados, e podemos perdoar e ser curados e transformados. Basta que tomemos a decisão correta.

1.4 O dia de amanhã pertence a Deus (vs. 34).
O texto bíblico é claro em nos dizer para não nos inquietarmos com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, isto é, o “amanhã cuidará de si mesmo” (BEA).
Cada dia pode ter algo de ruim, é verdade, mas o recado de Deus é que deixemos que “o mal de cada dia lhe baste” (BA), ou seja, por que vou me preocupar com os males que podem vir no amanhã se eu ainda estou vivendo o dia hoje? Talvez o amanhã seja bem melhor do que eu possa imaginar, ou talvez o amanhã seja melhor que o dia de hoje. Primeiramente preciso me concentrar para que possa resolver os problemas que eu tenho hoje e possa tratá-los cuidadosamente. O amanhã pertence a Deus.

Isso não significa que eu não devo me planejar ou me preparar para enfrentar desafios ou que não precise estabelecer metas, pelo contrário, em Lc 14:28 o Senhor Jesus nos incentiva ao planejamento do dia de amanhã quando disse “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?”. O que eu não posso é viver ansioso, preocupado e inquieto com o que possa me ocorrer no dia de amanhã, devo viver um dia de cada vez. Se eu creio que Deus é real, que Ele é soberano, e se a minha vida está em Suas mãos, então não posso mais me preocupar com isso, afinal o meu dia de amanhã pertence a Ele.

CONCLUSÃO
Vencer as ansiedades não é fácil, é um desafio de fé para todos nós que cedo ou tarde teremos o nosso “dia mau”, o dia da nossa provação, o dia em que teremos que enfrentar a dor, o sofrimento e as dificuldades. Nesse hora, em que as ansiedades e preocupações surgirem devemos nos lembrar dessas lições de Jesus, pois do contrário as ansiedades e inquietações roubarão nossa paz e alegria, e poderão até nos conduzir para um caminho de desespero e morte, longe de Deus. Muitos há que desistiram, muitos há que se perderam e caíram, muitos há que se desesperaram, pois deixaram as ansiedades dominarem seus corações. Seguindo os ensinamentos de Cristo aprendemos que:
- jamais devemos nos entregar às ansiedades da vida, senão elas nos destruirão;
- podemos vencer as ansiedades e impedir que elas nos dominem se:
- não trocando os valores das coisas da vida;
- tendo fé em Deus que sempre cuida de nós;
- descansando nEle que controla o curso da nossa vida;
- confiando nEle, a quem pertence o dia de amanhã.

S.D.G.
Material de apoio:
BG - Bíblia de Genebra
PEB - Pequena Enciclopédia Bíblica
BEA - Bíblia de Estudo Almeida
BA - Bíblia Anotada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus