UM HINO À SOBERANIA DE DEUS

UM HINO À SOBERANIA DE DEUS
Por: Lic. Paulo Sergio da Silva
Obs: no final desta msg está disponível um resumo para impressão em folha A4.

IPB de Belas Artes - Itanhaém / SP
Escola Dominical 21.09.08

IPB de Porecatu / PR
Escola Dominical 12.10.08

Texto: Salmo 66

Introdução / exórdio
A doutrina básica, elementar do cristianismo é a soberania de Deus. Nós cremos num Deus soberano, criador e mantenedor da vida. Um Deus que julga os povos com justiça e equidade, que governa as nações. Um Deus que disciplina e abençoa o Seu povo, povo que Ele mesmo escolheu dentre as nações. Este salmo nos apresenta requisitos necessários para que se prove biblicamente e se exalte essa doutrina salutar da SOBERANIA DE DEUS.

Explicação
Este salmo celebra algum tipo de livramento de caráter nacional, onde o salmista convoca toda a Terra a louvar a Deus (vs 1-12) e, como representante da nação, oferece sacrifício e louvor (vs 13-15), e exorta o povo à oração e ao louvor (vs 16-20). (A Bíblia Anotada).

Argumentação / divisões
Encontramos neste salmo o modo como Deus interage com a natureza, com os ímpios e com o Seu povo.

1 - Para com a natureza: criação e manutenção - vs 1, 2, 3a, 4, 5a, 7a
66:1 Aclamai a Deus, toda a terra.
66:2 Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor.
66:3a Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos!
66:4 Prostra-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodia o teu nome.
66:5a Vinde e vede as obras de Deus:
66:7a Ele, em seu poder, governa eternamente
DEUS CRIOU - A Bíblia é rica em textos que falam dessa relação entre Deus e a Sua criação. Ele é o criador e Senhor de toda a Terra, Ele criou, sustém e governa toda a Sua criação. Basta olharmos para uma simples gota d'agua e para o oceano, os rios, etc. O céu, o sol, o mar, o ar, e o espaço (vácuo) onde não tem ar, os astros e planetas, o misterioso universo, o ser humano, a vida... O microcosmo e o macrocosmo, tudo reflete a glória e o poder do Deus eterno - "Que tremendos são os teus feitos!" vs 3a . Em Gênesis encontramos o relato da criação, "Deus disse..." e tudo veio a existir, e tudo que Ele fez era muito bom. Deus é o único que pode criar a partir do nada. A criação de Deus é maravilhosa, ela expressa a sabedoria, o poder e a glória de Deus, e o salmista declara no vs 1 e 4 que a criação louva a Deus.
DEUS MANTÉM - No Salmo 104:30 encontramos revelada a verdade acerca da preservação da vida no planeta, através do Espírito Santo o mundo foi criado e é renovado por Deus - "Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra". Apesar das atrocidades da humanidade a criação é preservada e renovada por Deus, assim Ele mantém a vida no planeta, porque se dependesse do homem tudo já estaria destruído. Por isso também lemos no Salmo 19:1 que "os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos". Ele mantém essa verdade em ação apesar da destuição causada pelo homem.
A CRIAÇÃO GEME - Por causa do pecado a criação de Deus está gemendo e sofrendo angústias aguardando a redenção dos filhos de Deus Rm 8:20-23.
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA - E quando esse grande e terrível dia chegar, toda a criação será redimida e purificada e haverá novos céus e nova terra - 2 Pe 3:10-13.
O GOVERNO ETERNO DE DEUS - É reconfortante saber que apesar de tudo que está acontecendo com a natureza - poluição, destruição, camada de ozônio, derretimento polar, efeito estufa, terremotos, maremotos, etc - o vs 7a diz que Deus governa eternamente em Seu poder. A nossa confiança nEle é que Ele tem tudo sob seu controle e domínio.
Diante de tão grandes maravilhas, o salmista convida a VER, OBSERVAR - vs 5a "vinde e vede as obras de Deus" - e a glorificar a Deus - vs 3a "Dizei a Deus: tremendos feitos", e diz no vs 4 que terra se prostra, canta salmos e salmodia o nome dEle.

2 - Para com os ímpios: autoridade, governo e juízo - vs 3b, 7.
Deus executa sua vontade no mundo, ainda que os ímpios neguem o Seu poder. Nestes versículos ficam claramente provadas as doutrinas da onipotência e da onisciência de Deus.
2.1 - Os ímpios estão submissos a Ele devido à grandeza do Seu poder - vs 3. Deus está no controle de tudo! E ninguém absolutamente foge a este poder, pelo contrario todos lhe são submissos. Ainda que não queiram e não creiam, estão debaixo do poder do Senhor. Um gesto, uma ordem e toda a humanidade pereceria pois o fôlego da vida pertence a Deus - Is 42:5; 57:16.
2.2 - O Senhor governa eternamente - vs 7a. As obras dos homens refletem o seu estado de pecado - guerras, catástrofes, fome, desigualdade, enfermidades, crimes, prostituição, perversão, corrupções, miséria, violência - mas isso não afasta e nem atinge em nenhum momento a soberania de Deus sobre eles. Podemos não entender os "porquês" de Deus - por que Deus não muda esse quadro, por que Deus permite tudo isso, por que parece haver a impunidade, etc. Mas podemos confiar e descansar nEle, pois Ele é soberano e tem todo poder em Suas mãos, e é uma verdade é irrefutável: Ele tem o governo sobre todas as situações. E todas essas questões estão relacionadas ao tempo, Deus a Seu tempo julgará todos os homens.
2.3 - O Senhor vigia as nações - vs 7b. O Senhor sabe tudo que os homens fazem, Ele vê todas as coisas. E o vs 7 termina com um alerta: "não se exaltem os rebeldes". Ele julga perfeitamente pois sabe tudo que acontece, até o que está oculto e o escondido aos homens está patente e claro diante de Seus olhos. Por isso o povo de Deus:
A - está em paz mesmo quando sente-se injustiçado, afinal Deus está vendo todas as coisas e Ele é justo e poderoso para julgar e punir os culpados;
B - teme a Deus pois Ele vê todas as coisas, inclusive os nossos pecados, deslizes e omissões. Ele conhece nossas palavras e nossos pensamentos, nossos sentimentos mais ocultos e sombrios estão diante dEle.

3 - Para com o Seu povo: tem cuidado especial - vs 6,9,10-12,19,20.
3.1 - Ele abriu o mar e o rio para o Seu povo passar - vs 6. Numa recordação do êxodo o salmista recorda o feito histórico de Deus. Ele continua abrindo mares e rios para nós passarmos e nos livra de nossos inimigos.
3.2 - Ele preserva com vida a nossa alma e não permite que escorreguemos - vs 9. Certamente se não vigiarmos e orarmos cairemos em tentação (Mc 14:38). O que compete a nós fazermos o Senhor não fará, mas aquilo que não podemos fazer podemos pedir e crer que Ele fará por nós para não cairmos.
3.3 - Ele nos disciplina, prova e purifica - vs 10, 11, 12a. Muitas vezes a vara de Deus e as provações virão mas sabemos de antemão que Ele está tratando conosco. Ele nos disciplina por amor, porque somos Seus filhos Hb 12:5-8. Ele permite que passemos por algumas situações, e até cria outras situações através das quais Ele vai nos aprimorando, aperfeiçoando e purificando. Mas mesmo que passemos pelo vale da sombra da morte Ele não nos abandona nunca - Sl 23:4.
3.4 - Ele nos restaura e traz descanso - vs 12b. Deus sabe os nossos limites e assim como nos prova ele também nos dá o descanso, o lugar espaçoso onde podemos nos regalar e descansar sabedores que Ele está nos restaurando. Ele nos leva às águas de descanso e nos refrigera a alma - Sl 23:2,3. O Espírito Santo é o nosso Consolador - Jo 14:16,17,26.
3.5 - Ele ouve as nossas orações e não aparta de nós a Sua graça - vs 19, 20. Diante de qual situação for estejamos cientes disso: que o Senhor ouve as nossas orações, e que tudo que Ele faz por nós é devido a Sua graça, não merecemos Suas bençãos, Seu amor, Sua ajuda, Sua presença; a única coisa que merecemos seria a morte e o castigo eterno, mas por causa da Sua graça, Deus ouve nossas orações e nos cobre com a Sua maravilhosa graça.

CONCLUSÃO
Em resposta ao cuidado de Deus o salmista toma as seguintes atitudes:
1 - oferece sacrifícios de gratidão a Deus - vs 13a,15;
2 - cumpre os votos que fez no dia da angústia - vs 13b,14;
3 - testemunha dos maravilhosos feitos de Deus em sua vida - vs 16;
4 - clama e exalta o Senhor - vs 17;
5 - santifica-se e é abençoado pelo Senhor - vs 18,19.

Vivemos dias em que a fé em Deus tem sido cada vez mais refutada. Muitos se desviaram dos caminhos do Senhor devido ao seu envolvimento com o meio cultural, filosófico e científico das universidades. Muitos fazem uso de dois argumentos que me chamam a atenção: o ateísmo que nega a existência teórica e prática de Deus; e o deísmo que até admite a existência de Deus no entanto nega a sua interatividade com a criação: "Se Deus existe o que Ele faz? Se Ele governa então por que o mundo está um caos?" dizem eles. Certamente a Bíblia tem as respostas para todos estes questionamentos, falta-lhes fé na Palavra de Deus, não crêem eles na soberania de Deus que é elementar à pessoa revelada de Deus. Um ponto de partida para se explicar e provar a soberania de Deus encontra-se neste salmo onde vemos claramente exposta a interação de Deus com a natureza, os ímpios, e mais especificamente o Seu povo escolhido. Ao analisarmos os textos bíblicos encontramos respostas para estes questionamentos e vemos que Deus é presente e ativo no dia a dia de todos, não vê quem não quer, ou melhor dizendo: quem não CRÊ.

...........................................................................

(RESUMO DO ESTUDO P/IMPRESSÃO EM FOLHA A4)


UM HINO À SOBERANIA DE DEUS
Por: Lic. Paulo Sergio da Silva

Texto: Salmo 66

Introdução
A SOBERANIA DE DEUS é doutrina básica, elementar do cristianismo. Cremos no Deus soberano, criador e mantenedor da vida, que julga os povos com justiça e equidade, que governa as nações. Um Deus que disciplina e abençoa o Seu povo, povo que Ele mesmo escolheu dentre as nações.

Explicação
Este salmo celebra algum tipo de livramento de caráter nacional, onde o salmista convoca toda a Terra a louvar a Deus (vs 1-12) e, como representante da nação, oferece sacrifício e louvor (vs 13-15), e exorta o povo à oração e ao louvor (vs 16-20). (A Bíblia Anotada).

Argumentação
Encontramos neste salmo o modo como Deus soberanamente interage com a natureza, com os ímpios e com o Seu povo.

1 - Para com a natureza: criação e manutenção - vs 1, 2, 3a, 4, 5a, 7a
1.1 - Deus criou - A Bíblia é rica em textos que falam dessa relação entre Deus e a Sua criação – Gn 1; vs 31 – tudo que Deus fez é muito bom.
1.2 - Deus mantém - Salmo 104:30; Salmo 19:1.
1.3 - A criação geme - Rm 8:20-23.
1.4 - Novos céus e nova terra - 2 Pe 3:10-13.
1.5 - O governo eterno de Deus - A nossa confiança nEle é que Ele tem tudo sob seu controle e domínio. O salmista convida a VER, OBSERVAR - vs 5a, e a glorificar a Deus - vs 3a, e diz no vs 4 que terra se prostra, canta salmos e salmodia o nome dEle.

2 - Para com os ímpios: autoridade, governo e juízo - vs 3b, 7.
2.1 - Os ímpios são submissos a Ele devido ao Seu poder - vs 3; Is 42:5, 57:16.
2.2 - O Senhor governa eternamente - vs 7a.
2.3 - O Senhor vigia as nações - vs 7b. Por isso o povo de Deus:
A - está em paz mesmo quando sente-se injustiçado;
B - teme a Deus pois Ele vê todas as coisas

3 - Para com o Seu povo: tem cuidado especial - vs 6,9,10-12,19,20.
3.1 - Ele abriu o mar e o rio para o Seu povo passar - vs 6.
3.2 - Ele preserva com vida a nossa alma e não permite que escorreguemos - vs 9. Certamente se não vigiarmos e orarmos cairemos em tentação - Mc 14:38.
3.3 - Ele nos disciplina, prova e purifica - vs 10, 11, 12a; Hb 12:5-8; Sl 23:4.
3.4 - Ele nos restaura e traz descanso - vs 12b; Sl 23:2,3; Jo 14:16,17,26.
3.5 - Ele ouve as nossas orações e não aparta de nós a Sua graça - vs 19, 20.

CONCLUSÃO
Em resposta ao cuidado de Deus o salmista toma as seguintes atitudes:
1 - oferece sacrifícios de gratidão a Deus - vs 13a,15;
2 - cumpre os votos que fez no dia da angústia - vs 13b,14;
3 - testemunha dos maravilhosos feitos de Deus em sua vida - vs 16;
4 - clama e exalta o Senhor - vs 17;
5 - santifica-se e é abençoado pelo Senhor - vs 18,19.
Em vista de tão grandes verdades, que tenhamos a mesma atitude.

SOLI DEO GLORIA – www.pss777.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus