PASSADO, PRESENTE E FUTURO - UMA PERSPECTIVA BÍBLICA

PASSADO, PRESENTE E FUTURO -
UMA PERSPECTIVA BÍBLICA
IPB do Marapé – Santos
Culto vespertino 27.04.08

Sermão pregado anteriormente:
- IPB DE BELAS ARTES - ITANHAÉM / SP
Culto Vespertino 24.02.08

Depois de tanto tempo tive ontem o grande privilégio de pregar novamente nessa igreja tão amada onde o ilustríssimo Rev. Cyro de Oliveira é pastor titular, grande amigo a quem estimo e considero como se fora meu próprio pai. É também a primeira Igreja do Presbitério de Santos em que tenho a honra de pregar depois de tantos anos.

TEXTO BÍBLICO – FILIPENSES 3:4-14
Ênfase vs 12 - 14
12 Não que eu o tenha já recebido, ou tenha obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,
14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

EXÓRDIO / INTRODUÇÃO
O que é a vida? O que é o tempo? Quando pensamos na vida muitas vezes não compreendemos muitas coisas. Já vivemos muitas situações, outras estamos vivendo agora e tantas outras ainda virão. Como reagimos diante dos desafios que se nos apresentam? E quais serão esses desafios no futuro? Quais foram nossas vitórias? Quais serão nossas derrotas? Quais são as nossas atitudes diante das circunstâncias da vida? Quando refletimos sobre todas essas questões passamos a fazer uma auto-análise de nossas vidas em nosso passado, presente e futuro. Deus fez a vida e fez o tempo também. Podemos não saber muitas coisas acerca da vida, mas sabemos com certeza o que já vivemos no passado, o que estamos vivendo no presente e não sabemos por certo muitas coisas concernentes ao nosso futuro, mas isso não nos impede de termos planos e sonhos para nosso futuro e interagirmos na sua formação. Paulo olhava para sua vida não na perspectiva humana, mas na de perspectiva da revelação de Deus em Jesus Cristo.

EXPLICAÇÃO
Esta carta é conhecida como a carta da alegria, mas é importante destacar que o Apóstolo Paulo estava preso na iminência de um julgamento e morte quando ela foi escrita. Muito provavelmente ele estava preso em Roma por volta do ano 60 A.D. Ver 1:13 guarda pretoriana que era uma tropa destacada especialmente para o imperador em Roma. Paulo estava com sua vida em jogo, ele seria julgado perante César (1:20,21). Como estava a mente do apóstolo Paulo diante daquela circunstância terrível pela qual ele passava? Como ele encarava a sua vida e a sua possível morte? Quais eram as suas lembranças e perspectivas de vida e face de sua provável morte? É nesse contexto que o Apóstolo Paulo fez uma auto-análise de sua vida – passado, presente e futuro. Enquanto meditarmos nessa auto-análise do apóstolo, façamos também nossa auto-análise pessoal.

ARGUMENTAÇÃO
Aprendemos que Paulo lidava com seu passado, presente e futuro de modo seguro e fundamentado na graça de Deus revelada em Jesus. Vejamos...

1 – Com respeito ao passado – ESQUECER – vs 13a
Com respeito ao passado acredito que Paulo lidava com dois sentimentos comuns a todos nós: a culpa e o orgulho. Paulo poderia sentir-se muito culpado devido aos seus erros At 7:58; 8:1. Poderia também orgulhar-se de seus acertos e experiências missionárias, etc. Em ambas as situações ele estaria sendo carnal e fraco perante seu passado, pois o sentimento de culpa pode nos amordaçar e acovardar. Quanto ao orgulho, tem o poder de nos cegar na soberda. Certamente Paulo já aprendera a lidar com as memórias e lembranças, e nós também precisamos aprender. Por isso ele diz que se esquecia das coisas que ficaram para trás. O nosso passado pode nos aprisionar, nos impedir de seguir avante na obra do Mestre, mas pode também nos impulsionar e ensinar a andar mais convictos da graça e da misericórdia do nosso Deus. Ele pode nos trazer prazer ou amargura, angústia ou alegria, sabedoria ou insensatez, paz ou desespero, pode nos fortalecer ou nos enfraquecer. Se pensarmos somente nos fracassos e momentos difíceis do passado certamente vamos nos entristecer, mas quando Cristo entra em nossas vidas passamos a encarar nosso passado de uma maneira diferente.

A BENÇÃO DO PERDÃO - RECEBENDO O PERDÃO DE DEUS
Quanto aos nosso desacertos do passado, se existe uma verdade que todos temos em comum é que não podemos fazer nada absolutamente para mudar nosso passado, o que está feito está feito não poderá jamais ser mudado... Precisamos saber conviver com nosso passado. Esquecer-se obviamente não significa algum tipo de amnésia ou lavagem cerebral, mas trata-se de superação de traumas, culpas, dores, sofrimentos, mágoas, etc. E isso só é possível quando Cristo entra em nossos corações trazendo Seu perdão e operando em nós a transformação e a cura das nossas culpas e erros. Uma vez que cremos que Ele levou na cruz todos os nossos pecados, passamos por uma fase de limpeza das memórias, cura das emoções e dos sentimentos mais profundos de nossas almas. Se recebemos o perdão de Deus e vivemos em Sua presença, Ele é competente e poderoso para nos curar. A vontade de Deus é que no lembremos de nosso passado mas sem o sofrimento e a dor que ele poderia nos causar. Sou contrário a certas práticas de algumas igrejas que usam de estratagemas da psicologia moderna parecidos com algum tipo de hipnose, regressão, etc., para dizer que estão promovendo a cura interior, isso não passa de manipulação e emocionalismo. O Evangelho não nos autoriza e tampouco nos encoraja a isso, pelo contrário essas práticas são humanistas e ocultistas (new age) e não tem nada a ver com a ação do Espírito Santo conforme descrito na Bíblia. Creio sim, biblicamente, na ação soberana do Senhor em nosso ser interior a partir do momento em que nos arrependemos de nossos pecados e recebemos a Cristo como nosso único Senhor e Salvador pessoal, desde que abandonemos a prática do pecado e nos aproximemos dEle em submissão e fé dia após dia. Não existe varinha de condão mágica, existe sim o poder da submissão, do perdão, do sangue e da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo.

A BENÇÃO DO PERDÃO - PERDOANDO E SENDO PERDOADO
Mas para que isso ocorra precisamos também saber perdoar; perdoar se adequa perfeitament à mensagem de Paulo que diz: "esquecendo-se das coisas que para trás ficam". Muitos vivem uma vida de tristeza e amargura por não perdoarem aqueles que os feriram no passado. Mas a Palavra de Deus diz "perdoai e sereis perdoados", logo para recebermos o perdão completo de Deus que traz consigo a cura da alma, precisamos também perdoar. Uma coisa depende da outra, ou seja, se eu não perdoar aquele que me ofendeu estarei pecando e portanto num ciclo infindável pedimos perdão a não somos perdoados completamente porque continuamos pecando. Desse modo, se devido a nossa dureza de coração, se devido ao nosso orgulho e maldade, deixarmos de perdoar alguém, certamente não estamos deixando "as coisas que para trás ficam" mas convivemos com elas diariamente e toda vez que nos lembramos daquelas situações sentimos a mesma amargura, a mesma tristeza, o mesmo ódio. Certamente isso nos enfraquece e destrói nossa comunhão como Deus, nos afastando dEle e nos levando a um tipo de vida que nada se parece com o que Deus planejou para nós. Precisamos recorrer a Jesus o médico de almas, o médico dos médicos pedindo perdão por nossos erros e forças para vencer a mágoa o ressentimento e o sentimento de justiça própria, e perdoarmos TODO aquele que estiver em débito conosco, mesmo aqueles que não são irmãos na fé e aqueles que não pediram perdão para nós. Assim estaremos trabalhando em favor da obra da restauração de Deus em nós.

A BENÇÃO DO PERDÃO - PERDOANDO A SI MESMO
Uma vez que fomos perdoados por Deus precisamos nos perdoar também. O fato é que o perdão de Deus é incondicional desde que haja arrependimento de nossa parte, mas muitas vezes mesmo tendo sido perdoados por Deus continuamos nos sentindo culpados diante das lembranças do passado. É preciso exercitaar nossa fé na Palavra de Deus, conforme 1 João 1:9, e acreditar de fato no perdão de Deus. Se cremos que Ele que é santo, justo e perfeito nos perdoou, não temos mais motivos para nos sentir culpados, pois estamos mais alvos que a neve, conforme Isaías 1:18. Eu acredito que se não nos perdoarmos estaremos cometendo o pecado da incredulidade. Mas muitas vezes é preciso pedir humildemente ao Pai celestial que nos ajude a nos perdoarmos a nós mesmos, pois o Seu perdão alcança todas as áreas e nívels de nosso ser.

O PERIGO DO ORGULHO - QUANDO NOSSO "EU" TENTA NOS ENGANAR
Mas Paulo tinha outro problema com que se preocupar, o orgulho. Desde que se tornara um seguidor de Cristo no caminho de Damasco, logo o Senhor o promoveu a Missionário, e digamos com "M" maiúsculo, pois abaixo do Senhor Jesus, Paulo foi o maior missionário que pisou na face da Terra. Quando ele diz que esquecia-se das coisas do passado acredito que se referia aos seus acertos também, pois do contrário ele poderia ser traído por seu próprio ego e pensar que poderia ser melhor que os seus outros irmãos, pensar que fosse merecedor de um tratamento especial da parte de Deus. É isso que acontece quando começamos a acreditar em nós mesmos, e que somos bonzinhos demais, muito piedosos, com se diz "muito crente", avivado ou conhecedor das Escrituras, ou que fizemos algo para Deus e que merecemos algum tipo de recompensa (veja Lucas 17:10). "Veja como eu canto bem, prego bem, eu sou bom mesmo" nos diz nosso ser interior quando o orgulho tenta nos dominar. Muitos homens e mulheres de Deus caem por causa do orgulho, a Bíblia diz que "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito (orgulho), a queda" Pv 16:18. Até aqueles mais maduros e experientes (inclusive pastôres e líderes) devem ter cuidado redobrado pois podem ser traídos por seu próprio eu. Esquecer-se das coisas que ficam para trás, portanto, significa também de manter sempre a humildade quanto a tudo de bom que praticamos, sabendo que Deus é o único merecedor de glórias, e que nós só podemos fazer algo de bom porque temos a imagem de Deus em nós, temos o Espírito Santo em nós, mas ainda assim, por melhor que formos somos pecadores, o que de algum modo deteriora e mancha todos nossos atos, e quando fizermos o que é correto e justo não fizemos ABSOLUTAMENTE NADA além do nosso dever. Com essa postura procedente de nosso INTERIOR nos manteremos em nossa posição de servos e não permitiremos que nosso passado produza em nós sentimento tão destruidor, o orgulho. O nosso orgulho muitas vezes se disfarça de auto-piedade, justiça própria, auto-comiseração, falsa humildade, baixa auto-estima, etc. Precisamos fazer essa auto-análise agora mesmo pois o orgulho é tão ou mais avassalador que a culpa. É só pensarmos em satanás, quem ele era e o que o orgulho lhe causou conf Ezequiel 28:13-19. Lembremos que ele é mestre em provocar culpa e orgulho nas pessoas, pois ele é acusador (diabolos) e mentiroso, e pai da mentira - João 8:44b. Portanto ele vai tentar usar nosso passado para nos paralisar e destruir.

Deus quer que nosso passado seja nosso professor, nosso mestre, e não nosso coveiro ou nosso carrasco. Para sermos curados, libertos de nosso passado e vivermos uma vida cristã frutífera. Precisamos também buscar no passado tudo aquilo que cabe a nós agir para modificar e fazer nossa parte para que a vontade de Deus se cumpra. A Bíblia nos apresenta vários antônimos de atitudes e resultados, qual vamos seguir? O exemplo de Pedro ou o de Judas? Davi ou Saul? Manassés ou Acabe? Cabe a nós decidir.

MAS COMO ISSO SERÁ POSSÍVEL? Através do arrependimento dos nossos pecados e da conversão em Cristo Jesus recebemos o perdão dos nossos pecados, e o Senhor implanta em nós um novo coração que é transformado pelo Espírito Santo gradativa e progressivamente, e Ele mesmo trata a cura das nossas feridas, culpas e nosso orgulho também.

2 – Com respeito ao presente – AVANÇAR – vs 13b
Significa não se acovardar diante dos desafios que se nos apresentam HOJE, mas encarar de frente com fé em Deus que nunca nos desampara. O que Paulo tinha diante de si? A ameaça de sua própria morte, e de um modo cruel e humilhante, como se ele fosse algum injusto. É nessa condição que ele diz que avançava para o que estava diante dele. Significa que ele não se acovardou naquela situação difícil pela qual passava. O apóstolo Paulo só podia dizer essas palavras diante da própria morte que o aguardava porque Deus estava em sua vida desde aquele dia no caminho de Damasco quando Cristo entrou em seu coração.Nota-se que a sua atitude no presente é fruto de sua visão do passado, se ele vivesse cheio de culpas e traumas e culpas certamente não teria essa atitude.

FÉ - FATOR ELEMENTAR PARA AVANÇAR
O que está diante de nós? Qual é o nosso desafio hoje? Seja qual for para avançar é preciso ter fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus, e essa fé vai gerar em nós tudo que precisamos para "avançar" numa perspectiva bíblica:
- coragem – não fugir nem retroceder
- determinação – ir até o fim
- responsabilidade – cumprir seus votos e deveres
- humildade – toda a glória é do Senhor
- compaixão – o amor ao próximo é fundamental
- alegria – uma razão para viver e viver bem em qualquer circunstância.
- dons e talentos a serviço do Senhor
- vida de oração
- santidade
- trabalhando com fé, dedicação e amor, para a glória de Deus.
Assim avançamos e vivemos uma vida com sentido, com real valor. Não uma vida firmada em falsas alegrias (emoções) e falsos valores (o vale tudo), mas uma vida firmada em Deus que é o autor e mantenedor da vida (o exemplo do fusquinha e da ferrari). Quando vivemos assim podemos avançar com fé para as coisas que estão diante de nós porque confiamos em um Deus que se faz presente em nossas vidas, lares, famílias.
Para muitas pessoas no mundo a vida perdeu o sentido, viver torna-se um fardo. Muitos estão procurando uma razão para suas vidas e vivem infelizes, pois deixaram de considerar a melhor forma de se viver a vida, que é viver tendo Deus como o centro de sua vida.

MAS COMO ISSO SERÁ POSSÍVEL? Através do novo nascimento recebemos força para viver, a vida ganha o seu verdadeiro sentido e somos capacitados para enfrentarmos os desafios que surgem e a certeza de que Ele é fiel para nos guardar e proteger e que não seremos provados além do que poderemos suportar 1 Co 10:13.

3 – Com respeito ao futuro – PROSSEGUIR PARA O ALVO – vs 14
Esse prosseguir que Paulo fala pode ser entendido como o resultado de um processo - esquecer e avançar. Paulo nos fala de um alvo a ser buscado, almejado, ter sempre em mente e jamais esquecer. Não podemos viver sem um alvo, uma meta a ser alcançada. Qual é o nosso alvo? Qual a nossa meta? O que Paulo tinha em mente quando disse “prossigo para o alvo”? Ele se referia ao CÉU, conforme vemos em:
3:10 "O conhecer" - conhecer Jesus de um modo visível, palpável;
3:11 a "ressurreição";
3:14 o "o prêmio da soberana vocação" ou seja, o prêmio reservado para os escolhidos de Deus, que Ele separou desde antes da fundação do mundo, é o privilégio de habitarem com Ele eternamente, e é justamente essa a perspectiva bíblica que aguardamos em Cristo.

Paulo passou pela conversão no caminho de Damasco quando Cristo entrou em seu coração, mas esse conhecimento ainda era limitado, assim como o é para nós. Paulo fala aqui do maior presente que o ser humano pode receber, a coisa mais importante de todo o universo: conhecer o Senhor de um modo tão pessoal, direto e elevado que está reservado somente para aqueles que adentrarem a glória celestial. E Jesus é a expressão exata do ser de Deus, conforme Hebreus 1:3. E esse deve ser o alvo de todo cristão: encontrar-se com Cristo na glória celestial. Para nós nada é mais importante do que isso. A melhor maneira de esperar esse grande dia, é prosseguir para o alvo servindo ao Senhor de todo o nosso coração – 1 Co 9:24-27. (Quem tem o céu como meta deseja ver aqui na Terra a vontade de Deus se cumprindo 1 Co 7:19; Ap 2:10b).

MAS COMO SERÁ ISSO POSSÍVEL? Através da salvação no Senhor Jesus recebemos de Deus a certeza da vida eterna e que temos um tesouro imensurável guardado por Deus, e que ainda que a nossa vida aqui na Terra tenha seus momentos difíceis nós podemos dizer como Jó 19:25 “Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus”; e como o próprio Paulo em 1 Timóteo 1:12b “porque eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”.

CONCLUSÃO
Como lidamos com nosso passado? Como encaramos nosso presente? Como interagimos na formação de nosso futuro?

1 - Hoje estamos construindo nosso futuro, e quando o futuro chegar nos recordaremos de nosso hoje que lá será o passado. Somos o fruto de nosso passado e queiramos ou não estamos participando da construção de nosso futuro. O que estamos vivendo em conseqüência de nosso passado? Como estamos trabalhando em prol de nosso futuro? Trabalho, estudos, reputação, dignidade, nome... Tudo que o homem semear isso também ceifará – Gálatas 6:7.

2 - Através da salvação em Cristo Jesus toda nossa perspectiva de vida muda.- o passado ao invés de frustrações e culpas traz aprendizado;- o presente ao invés de medo e tristezas é vivido com coragem e fé- o futuro ao invés de incerteza e insegurança traz certeza da vida eterna e a paz que excede a todo entendimento.

3 - Pela salvação Deus opera mudanças tremendas em nossa existência:- nosso passado foi perdoado- nosso presente faz sentido- nosso futuro é seguro.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus