ENFRENTANDO AS CRISES NA FORÇA DO SENHOR


ENFRENTANDO AS CRISES NA FORÇA DO SENHOR
IPB do Parque das Bandeiras – S.Vicente / SP
Culto Vespertino 20/04/08

Texto bíblico: Salmos 46


Exórdio / Introdução
Existe uma realidade comum a todos os homens independente de cor, raça, religião, situação financeira ou nível social: as crises. Todos nós passamos por crises, de intensidades diferentes e de diferentes naturezas, mas todos passamos ou passaremos um dia. Saúde, casamento, família, finanças, emprego, tentações, etc. A grande questão não é SE vamos enfrentar crises na vida, mas a questão é COMO iremos passar por essas crises. Certamente a presença desse Deus maravilhoso que é o nosso refúgio e fortaleza nas horas de crise e angústia é o grande diferencial na vida do crente.

Explicação
Esse salmo escrito pelos filhos de Core, que eram levitas, está dividido em três partes – vs 1 a 6; 7 a 9; 10,11 – e em cada uma delas vemos a frase “Deus é o nosso refúgio”.

Argumentação / divisões
Para enfrentar as crises na força do Senhor precisamos ter três atitudes básicas.

1 – “Não temeremos” – vs 2.
O temor, ou o medo é sinal de insegurança. A nossa incredulidade nos leva a temer as circunstâncias pelas quais estamos passando. E quando esse medo nos domina geralmente fazemos coisas contrárias à Palavra de Deus. Pedro temeu as ondas bravias do mar e foi repreendido pelo Senhor que lhe disse: “homem de pequena fé, por que duvidaste?”. Assim também nós somos assediados pelo medo todas as vezes que as ondas bravias do mar da vida surgem em nosso derredor. O medo tem a capacidade de aprisionar, paralisar, desanimar, enfraquecer, afastar da comunhão da igreja e conduzir ao pecado, ele pode nos causar revolta contra a família, contra a igreja, contra Deus... Enfim, o medo é destruidor. Mas o salmista nos apresenta a primeira atitude para enfrentarmos as crises não na nossa força, mas na força do Senhor. E na força do Senhor é que podemos vencer o medo.

2 – “Aquietai-vos” – vs 10a.
Aquietar-se é o oposto da ansiedade. Aquietar-se não é nada fácil de ser praticado, principalmente se estamos diante da enfermidade ou da própria morte. Nosso coração não sossega, nossa mente não pára de trabalhar, muitas vezes podemos ficar ansiosos, mas tudo isso é a nossa natureza humana. Só podemos nos aquietar através da fé que o Senhor nos concede. Muitas vezes nós não conseguimos nos aquietar porque talvez estejamos nos esquecendo de quem é Ele. A ordem que Ele nos dá é essa: aquietai-vos.

3 – “Sabei que Eu Sou Deus”, diz o Senhor – vs 10a.
Saber que Ele é Deus significa saber quem Deus é para nós.
A – Ele é o nosso refúgio (vs 1a) – nos escondemos nEle.
B – Ele é a nossa fortaleza (vs 1a) – nos fortalecemos nEle.
C – Ele é o nosso socorro (vs 1b) – Ele sempre vem nos ajudar.
D – Ele é soberano sobre as catástrofes (vs 2, 3) – tudo está sob o Seu domínio.
E – Ele fez a cidade eterna (vs 4, 5) – Ele é maior que a morte.
F – Ele põe termo à guerra (vs 9) – Ele é o Príncipe da Paz.
G – Ele é exaltado entre as nações, em toda terra (10b) – Ele é um Deus glorioso.

Conclusão
Vs 11 – "O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio".
A certeza de que o Senhor está conosco faz toda a diferença nesses momentos de tribulações e angústia. NEle temos a convicção de que:
- Ele está presente, nunca nos abandona;
- Ele nos ama independente do que estamos passando;
- Ele pode resolver qualquer situação, devemos nos render à Sua vontade.
Que possamos viver dessa maneira diante de toda e qualquer crise e tribulação.

Se alguém ainda não experimentou esse modo de vida e deseja isso, essa é a hora de buscar a face do Senhor em oração, arrependimento e fé, e receber dEle todas essas bênçãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus