MARCAS DA VERDADEIRA IGREJA


UMA REFLEXÃO CALVINISTA

Por: Rev. Jônatas Abdias de Macedo 

Foi com o surgimento das heresias que se tornou necessário estabelecer “um padrão de verdade ao qual a Igreja deve corresponder”, sendo os Credos uma resposta da Igreja à situação de ameaça à teologia considerada bíblica. Na Reforma Protestante do século XVI, a Igreja foi compreendida dentro da perspectiva de “povo de Deus”, não simplesmente como um edifício ou uma organização institucional, mas sim, como povo de Deus que se reúne para adorar a Deus, sendo a Igreja caracterizada pela ministração correta da Palavra e dos Sacramentos – a saber – a Santa Ceia e o Batismo. Os reformadores vão enfatizar o estudo da Palavra, visto que este fora ofuscado pela preocupação filosófica: A razão havia tomado o lugar da Revelação.

Na Reforma, o ponto de partida não é o homem; ele não é considerado “a medida de todas as coisas”; antes, a sua dignidade consiste em ter sido criado à imagem de Deus. Infelizmente, o homem pós-moderno contempla um reviver desta antiga heresia invadindo a igreja. O homem retorna ao seu posto usurpado de medida de todas as coisas, sendo o centro das atenções na igreja. E a glória de um culto está no fato de que foi arquitetado à imagem e semelhança do “visitante”. O ponto de partida é o homem. 

A Reforma teve como objetivo precípuo uma volta às Sagradas Escrituras, a fim de reformar a Igreja que havia caído ao longo dos séculos, numa decadência teológica, moral e espiritual. A preocupação dos reformadores era principalmente a reforma da vida, da adoração e da doutrina à luz da Palavra de Deus. Aliás, a Reforma teve como um de seus marcos fundamentais o “reavivamento” da pregação da Palavra. À Igreja foi confiada a Palavra de Deus, a qual ela deve preservar em seus ensinamentos e prática. Calvino entendia que a verdade, porém, só é preservada no mundo através do ministério da Igreja. Daí, que peso de responsabilidade repousa sobre os pastores, a quem se tem confiado o encargo de um tesouro tão imensurável. 

A sã doutrina certamente jamais prevalecerá, até que as igrejas sejam mais bem providas de pastores qualificados que possam desempenhar com seriedade o ofício de pastor; disse Calvino escrevendo a Cranmer. Fiel à sua compreensão da relevância da pregação bíblica, usou de modo especial, o método de expor e aplicar quase todos os livros das Escrituras à sua congregação. A sua mensagem se constitui num monumento de exegese, clareza e fidelidade à Palavra, sabendo aplicá-la com maestria aos seus ouvintes. De fato, não deixa de ser surpreendente, o conselho de Jacobus Arminius, isto mesmo, o preceptor do que seria conhecido de Arminianismo. Ele diz: “Eu exorto aos estudantes que depois das Sagradas Escrituras leiam os Comentários de Calvino, pois eu lhes digo que ele é incomparável na interpretação da Escritura.” Infelizmente eles não ouviram... 

Com uma profunda preocupação pastoral, Calvino entendia que a pregação é um instrumento para a consecução da salvação dos crentes e, que embora não possa realizar nada sem o Espírito de Deus, todavia, através da operação interior do mesmo Espírito, ela revela a ação divina muito mais poderosamente.

Extraído, com acréscimos: “A Igreja de Deus: Origem, Características e Missão”, de Hermisten M.P. Costa.

Comentários

  1. Como sempre nosso irmão Rev. Hermistem tem sido usado por Deus como fiel ministro da Palavra. Aqui em nossa igreja tivemos o privilégio de ouvi-lo pessoalmente e nossa oração é para que Deus instrue a vc tb, querido irmão, para somente expor as verdades bíblicas simples como são, as quais por si só têm o poder de penetrar o + duro coração.Bjos.Ana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus