O ESPÍRITO ESQUECIDO


O Espírito Santo está esquecido porque a doutrina do Espírito Santo está deturpada em nossos dias a ponto dele ser confundido com o espiritismo ou esoterismo ou qualquer outra espiritualidade contemporânea estranha às Escrituras.

Há uma ênfase em pseudo-sinais e maravilhas, uma busca frenética por experiências sobrenaturais a qualquer custo, as pessoas estão a procura de sentir uma emoção diferente atribuindo tudo isso ao Espírito Santo, mas quase não se fala sobre os frutos do Espírito conforme descritos em Gálatas 5:22-24 e que na verdade é a prova bíblica que evidencia a Sua presença em nossas vidas João 15:1-6.

Por isso podemos afirmar que Ele é esquecido, apesar do grande número de livros, discos, CDs, DVDs etc., que se comercializa nas livrarias evangélicas com informações, ensinos, cânticos, palestras, congressos etc., sobre o Espírito Santo. Acontece que em sua grande maioria esses materiais parecem não ter sido elaborados em submissão a Ele, no Espírito pois estão em contradição à Sua santa e bendita palavra. Muitos tentam ensinar como ser cheio do Espírito Santo, como receber a unção A, B, C ou D do Espírito Santo; como falar em línguas estranhas, etc. Tentativas de se chegar aonde Ele não mandou ir. Discursos cheios de uma mensagem “libertadora” alheia, no entanto, à Sua Palavra. O Espírito passa então a ser objeto de especulações e deixa de ser conhecido mediante a Sua revelação nas Escrituras.

Em contrapartida existem igrejas que sequer falam no Espírito Santo talvez na tentativa de se evitar “problemas futuros”. São tantos os casos de divisões de igrejas que talvez fosse melhor nem falar sobre o assunto. Temos nos esquecido do Espírito Santo.

É preciso atentar para duas observações importantes. 1º A obra do Espírito Santo é muito maior do que gerar emoções e supostas experiências sobrenaturais. A vida cristã não é um parque de diversões espirituais. Tudo que Deus dá tem um objetivo prático em Sua obra. 2º Em contrapartida não podemos deixar que os maus exemplos nos impeçam de ser cheios do Espírito Santo e do poder de Deus conforme está ordenado (o verbo “enchei-vos” está no imperativo) em Efésios 5:
18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Não necessitamos seguir os modelos modernos sobre ser cheios do Espírito Santo, o modelo bíblico nos basta, ele é suficiente, este é o legítimo “ser cheio do Espírito Santo”.

O ministério do Espírito Santo só pode ser compreendido e avaliado de modo correto dentro de uma perspectiva cristocêntrica (Cristo no centro de tudo). Um enfoque sem essa consideração consiste em falta de entendimento. Quando a igreja compreende adequadamente quem é Cristo e o Seu ministério ela honra o Espírito Santo naturalmente, porque esse conhecimento só pode ser recebido por obra dele (Mateus 11:27; 16:17 nesse texto vemos que Pedro nem sabia que o que ele dizia era por obra do Espírito Santo de Deus).

A confissão de Cristo e a obediência por parte da igreja é o modo óbvio de se glorificar ao Espírito Santo – João 14:26; 15:26; 16:13,14; 1 Co 6:19; 12:3.

O Espírito deve ser estudado dentro da perspectiva de Sua Palavra, em harmonia com Seus propósitos. Assim, quando Cristo é compreendido dentro da dimensão daquilo que está revelado na Palavra, significa que o Espírito Santo tem sido considerado, porque o Seu testemunho foi aceito, conforme nos diz o Senhor Jesus em João 15:26.

Na prática diária devemos reconhecer o Espírito Santo como Deus, pois Ele é Deus, em adoração, louvor, submissão, reconhecimento de Sua santa e doce presença em piedade e amor.


Fonte: Revista Expressão – Século 21 Atualidades – A Igreja Em Seu Contexto – Lição 10 – Editora Cultura Cristã (ampliado).
________________________________________________
SUPLEMENTO DE ESTUDO:

PNEUMATOLOGIA – A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
Um dos maiores enganos de satanás quanto à revelação bíblica do Espírito Santo de Deus é tentar passar a idéia de que o Espírito Santo não é uma pessoa mas uma força cósmica, ou um poder sobrenatural de Deus. Desse modo o Espírito Santo não seria o próprio Deus conforme nos ensinam as Escrituras. Essa é a razão de haver tanta confusão no meio evangélico acerca da pessoa e da obra do Espírito Santo. Os pontos abaixo servem para afirmar e reforçar a nossa fé na doutrina bíblica do Deus trino, nos esclarecendo mais acerca da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo de Deus, sua personalidade e sua divindade.

I – A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
A. Provada por Suas características. 1. Ele é inteligente (1 Co 2:10,11). 2. Ele tem emoções (Ef 4:30). 3. Ele tem vontade (1 Co 12:11).
B. Provada por Suas obras. 1. Ele ensina (Jo 14:26). 2. Ele guia (Rm 8:14). 3. Ele comissiona (At 13:4). 4. Ele dá ordens a homens (At 8:29). 5. Ele age no homem (Gn 6:3). 6. Ele intercede, e com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26). 7. Ele fala (Jo 15:26; At 10:19; 2 Pe 1:21).
C. Provada pelo que lhe é atribuído. 1. Ele pode ser obedecido (At 10:19-21). 2. Pode-se mentir a Ele (At 5:3). 3. Ele pode ser resistido (At 7:51). 4. Ele pode ser reverenciado (Sl 51:11). 5. Pode-se blasfemar contra Ele (Mt 12:31). 6. Ele pode ser entristecido (Ef 4:30). 7. Ele pode ser ultrajado (Hb 10:29).
D. Provada por uma gramática incomum. A despeito do fato de a palavra grega para Espírito ser neutra em gênero, várias vezes se empregam pronomes masculinos para substituir o substantivo neutro, o que contraria todas as regras normais de gramática, mas indica a personalidade do Espírito Santo (Jo 16:13,14; 15:26; 16:7-8).


II – A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
A. Provada pelos Seus nomes. 1. Nomes que relacionam o Espírito Santo em pé de igualdade às demais Pessoas da Trindade (1 Co 6:11). 2. Nomes que O apresentam realizando obras que somente Deus pode fazer (Rm 8:15; Jo 14:16 ver tb o vs 23).
B. Provada por Suas características. 1. O Espírito Santo possui atributos divinos. 1. Onisciência (1 Co 2:10-11). 2. Onipresença (Sl 139:7). 3. Onipotência (Gn 1:2). 4. Verdade (1 Jo 5:6). 5. Santidade (Lc 11:13). 6. Vida (Rm 8:2). 7. Sabedoria (Is 40:13,14).
C. Provada por Suas obras. Ao Espírito são atribuídas obras que somente Deus pode realizar. 1. Criação (Gn 1:2). 2. Inspiração das Escrituras (2 Pe 1:21). 3. Gerar a Cristo em Sua encarnação (Lc 1:35). 4. Convencer o homem (Jo 16:8). 5. Regenerar o homem (Jo 3:5,6). 6. Consolar (Jo 14:16). 7. Interceder (Rm 8:26,27). 8. Santificar (2 Ts 2:13).
D. Provada por Sua associação em pé de igualdade com as demais Pessoas da Trindade (At 5:3,4; Mt 28:19; 2 Co 13:13).


Fonte – A Bíblia Anotada.
IPB de Praia Grande / SP
Escola Dominical 19/08/07.

***SOLI DEO GLORIA***

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus